Viagens gratuitas para jovens de baixa renda
- Tadeu Mouzer
- 7 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Programa do governo federal fornece passagens gratuitas e outros benefícios

O programa ID Jovem é um benefício do governo federal, que permite a jovens de baixa renda, acesso a shows, teatros, cinema, eventos esportivos, gratuidade em prestação de concursos públicos e o mais interessante, vagas gratuitas em transporte interestadual. Mesmo sendo um programa antigo, muita gente ainda não ou tem dúvidas de como funciona. É bem simples. No site oficial, constam todas as informações. Mas vamos facilitar ainda mais para você e explicar o passo a passo em Macaé.
Para ser um beneficiário do programa é preciso ter entre 15 e 29 anos, ter renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para realizar esse cadastro, é necessário se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. É possível ver a relação das unidades em Macaé aqui.
O artista plástico Lucas Blaut, de 20 anos é beneficiário do programa a três meses e fala um pouco sobre a sua experiência: "Viajei para Vitória, pagando só quatro reais na ida e na volta, que eram as taxas de pedágio e embarque. Na cidade do Rio, já fui em show de rap, cinema, museu...Tudo com 50% de desconto".
A estudante Amanda Carvalho, outra beneficiária. Faz algumas ponderações e dá um aviso aos interessados em viajar com a ID Jovem: "É complicado conseguir a passagem em cima da hora, porque são só duas vagas. Já deixei muitas vezes para resolver na semana de viajar e tive que pagar a passagem inteira, ou a metade do valor integral. Principalmente quando é para a capital. É sempre bom ir procurar com umas duas ou três semanas de antecedência e ter flexibilidade para viajar. Perto de fim de semana e feriado também fica mais difícil conseguir."
Se você se enquadra nas exigências necessárias para participar, não perca tempo e procure logo o CRAS mais próximo de você, ou acesse o site oficial: idjovem.juventude.gov.br.
Comments