top of page

Exposição de fotos em Macaé promete muita reflexão e sensibilidade

  • Ian Neves
  • 6 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Desde seu início, a fotografia não para de evoluir. Cada vez mais pessoas se aventuram atrás das câmeras, resultando em projetos cada vez mais artísticos. Com o objetivo de levar reflexão e conhecimento, acontece neste sábado (8) a abertura da Exposição Turma Ser Filografia, uma mostra fotográfica e sensorial realizada pela fotógrafa Amanda Morais e seus alunos. Será no Estúdio Hera Tattoo, no bairro Cavaleiros, às 18h. A exposição poderá ser visitada no local até o dia 08 de janeiro.

A paixão de Amanda (23) pela fotografia começou quando decidiu retratar os avós no interior da cidade de Campos dos Goytacazes. “Eu queria registrar o pouco tempo que ainda eu podia ter com eles. Eu acredito que a fotografia é uma tentativa de paralisar o tempo, e mais que isso, uma dificuldade humana em perder as coisas, as pessoas, em deixar o tempo fluir”, explica. “De um lado eu vejo como poesia, do outro, como tragédia humana.”

A professora de fotografia artística se inspira no que é diretamente ligado às relações humanas, e ao mesmo tempo, se vê fotografando o que sente. “Eu me inspiro na Filosofia, na música, nas angústias, no ser humano. As fotos representam o meu instante, o que está pulsando naquele momento”, conta. Além disso, chama de “intuição” a sua sensibilidade de perceber o outro, o ambiente e ela mesma: “Me conecto com a fotografia através da minha sensibilidade, muitas vezes eu dou o nome de intuição, de perceber os outros, os ambientes e o meu próprio ser.”

A fotógrafa Thayná Brandão (23) é uma das alunas que vai expor seu trabalho no evento. Thayná sempre acompanhou o trabalho da professora, e agora não vê a hora de mostrar o que aprendeu. “Vou expor três fotos que foram desenvolvidas durante o curso, com ensinamentos da Amanda sobre percepção do outro, de espaço, objetos, de como nossos sentimentos podem ser expressados através da fotografia e direção de intérpretes”, explica.

A aluna se mostra ansiosa pelo evento, e espera que, com o curso, continue criando e se expressando por meio das fotos. “Estou muita animada para ver a reação dos meus familiares e amigos. A exposição como um todo fala muito sobre os expositores, pois expressamos através da fotografia sentimentos vivenciados por nós”, fala. “E torço para continuar fazendo meus autorretratos como uma válvula de escape para minhas angústias e inquietações”.

Amanda conta com uma noite de muita reflexão e reconhecimento. “Pretendo trazer mudança de pensamento, de senso crítico, formas diferentes de compreender as dores”. Com a arte e a filosofia, ela traça o seu caminho: “Minha expectativa é trazer essa inquietação que eu sinto. Digamos que gostaria de mover algo dentro de cada um, fazer que eles possam sair dali diferentes, uma angústia que leva a autenticidade”, conclui.


 
 
 

Comments


Quem Somos

A ENFOCA é um projeto realizado pelos alunos das disciplinas de Laboratório de Jornalismo 1, 2 e 3, da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora - Macaé/RJ. Sua missão é fazer da prática jornalística uma prestação de serviço ao interesse público em Macaé e região, através da checagem de fatos (fact-checking), da cobertura cotidiana e de grandes reportagens.

Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow

Entre em Contato

enfocachecagem@gmail.com

  • Facebook Long Shadow

© 2018 por ENFOCA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS E CHECAGEM DE FATOS.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page