Festival de Esquetes de Macaé acontece neste final de semana
- Ian Neves
- 22 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Com o objetivo de fomentar e celebrar o mês da cultura, e promover o intercâmbio cultural entre plateia e artista, acontece neste fim de semana (24 e 25) a terceira edição do Festival de Esquetes de Macaé (FESTIM). O evento, produzido pela Gaia Arte e Entretenimento, começa às 20h no Centro Cultural Rinha das Artes e a entrada é 1kg de alimento não-perecível, assim como nas outras edições.
O FESTIM acontece anualmente, fazendo com que artistas da região prestigiem uns aos outros. O idealizador do festival e produtor executivo Aldebaran Bastos diz que a cada ano, o evento vai se consolidando. “Vamos conseguindo parcerias institucionais que entendem o valor e a necessidade do projeto, e cada vez mais pessoas querem participar. Isso mostra que nossa proposta vem dando certo, e esse é um dos nossos maiores objetivos: o fomento”, explica o criador do festival.
A produtora Viviane Santos participou competindo nas duas primeiras edições e, agora, está trabalhando em prol da sua realização. “Na primeira edição, grupos se formaram visando se apresentar; na segunda, quem ganhou o prêmio de melhor esquete foi um cara de São Paulo!”, riu. “É nessas horas que a gente vê a proporção que o FESTIM está tomando, a cada ano uma surpresa. Tivemos mais de 40 inscrições, e a maior parte não é local”, disse Viviane, que concorda que a cidade precisa desse fomento.
Além disso, a preocupação não é só com as inscrições, mas também com o público. A produtora Dayanna Leal espera que a casa fique cheia. “Esperamos que o público se divirta e aprecie nossa programação, além de esperarmos conseguir boa quantidade de doações de alimentos para as instituições carentes, explica Dayanna. Ano passado, o FESTIM conseguiu arrecadar 200 kg de alimentos para doação.

Foram 20 grupos selecionados, além de convidados locais que vão se apresentar nos intervalos. “Que os grupos, tanto de Macaé quanto de outras cidades da região, e até de outros estados, possam também aproveitar bem o Festival, se sintam acolhidos e muito bem recebidos”, torce a produtora.
A equipe também conta com Raphael Miranda, Janaina Bastos e Marcelo Fonseca na produção. Aldebaran espera uma noite de muita alegria: “Que tenhamos muitos encontros, vamos promover uma festa saudável, feliz. Muito mais do que a competição, a gente visa essa união, e a união fica cada vez mais forte.”
O concurso premiará melhor texto, melhor ator, melhor atriz, melhor concepção e melhor direção, somando um total de R$2 mil em prêmios, com três indicados em cada categoria.
Comentários