Interdisciplinaridade: um por todos, todos por um
- Ian Neves
- 5 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Com o objetivo de propor uma correlação entre as disciplinas, a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora inseriu em sua grade dos cursos de Comunicação Social - tanto Jornalismo quanto Publicidade e Propaganda - a disciplina “Atividade Interdisciplinar”. A ideia é trabalhar as diferentes áreas do conhecimento em sincronia, de modo que cada uma delas não fique limitada apenas às suas particularidades. A proposta teve início neste semestre e será voltada para a história da imprensa de Macaé.
O coordenador de ambos os cursos e também professor na instituição, Cassiano Simões, explica melhor como o projeto funcionará: “Na disciplina de Introdução ao Audiovisual, os alunos podem fazer um vídeo sobre um jornal macaense, que vai se juntar a um texto sobre o mesmo jornal desenvolvido em Técnicas de Redação e a uma peça gráfica desenvolvida em Design Gráfico. No final do semestre, o grupo vai juntar essas partes e construir conexões entre elas. E o resultado disso será um trabalho só, desenvolvido em diversas disciplinas.”
Cassiano também falou sobre a diferença que a interdisciplinaridade fará quando o aluno estiver terminando a faculdade. “A realização de trabalhos metodologicamente corretos e bem formatados, desde o segundo período, deve impactar positivamente os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), tornando os cada vez melhor.”
Trabalho Coletivo

O professor e fotógrafo João Barreto, que ministra a disciplina, explica que todos estão trabalhando em prol de um mesmo objetivo. “A interdisciplinaridade vem se consolidando no Brasil como prática em todos os níveis do saber. Com isso, depois de uma reunião sobre a mudança da matriz curricular, foi decidido que ela seria implantada no segundo, terceiro e quarto semestres.”
João relatou que a troca vai acontecendo conforme a solicitação dos professores. “Com uma temática comum, alunos e corpo docente de diversas matérias vão se juntar para a criação de um produto único, a partir de ferramentas que permitam essa troca de conhecimento.”
O professor de fotografia ainda destaca a união de todos (alunos, professores e coordenação) para construir um projeto que será lapidado. “Eu noto que tem sido instigante para os alunos, com uma dose de expectativa, porque eles estão inaugurando essa atividade.”
Para ele, o aprendizado e a evolução estarão presentes tanto para os professores quanto para os estudantes: “Esperamos que isso dê uma base sólida para os alunos e para os seus projetos na construção do aprendizado. Para nós, professores, a expectativa é promover o diálogo entre as disciplinas, com a intenção de contribuir horizontalmente para o crescimento deles.”
João compara a interdisciplinaridade com um prato. “Os ingredientes sozinhos podem não ser tão apetitosos, mas em conjunto fazem toda a diferença, e é isso que a interdisciplinaridade faz: ela junta as partes.”
Comments