Rio das Ostras Jazz & Blues recoloca município da rota do turismo
- Bianca Fratus
- 27 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Para a alegria dos fãs do festival, o Jazz & Blues voltou este ano a todo vapor na sua 15ª edição em Rio das Ostras. Após ser adiado devido à greve dos caminhoneiros, o evento foi realizado nos últimos dias 15, 16 e 17 de junho, um final de semana em que a cidade respirou música com 30 shows que reuniram mais de 100 artistas nacionais e internacionais em quatro palcos diferentes.

“É um dos eventos mais esperados para mim e para a minha família durante o ano”, conta a fotógrafa Marina Costa, que foi a todas as edições do evento desde o seu início, em 2003. Com status de maior festival gratuito de jazz e blues da América Latina, o evento realizado pela Prefeitura de Rio das Ostras em parceria com a iniciativa privada, é também bastante esperado pelo próprio município, pela rede hoteleira, restaurantes e microempreendedores os quais são diretamente impactados pela grande quantidade de pessoas que visitam a região em virtude do festival. “No final de semana do Festival, dobrei minhas vendas”, conta Rosangela Lattanzi, uma das empresárias que elogiaram o faturamento proporcionado pelo evento.
“Durante todo esse período o Festival manteve-se fiel à sua proposta inicial que é focada em formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, ofertar cultura, democratizar o acesso ao bem cultural por meio de sua total gratuidade”, contou Stênio Mattos, produtor do evento.

O fim de semana de realização do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival fez com que a rede hoteleira ultrapassasse 80% de ocupação dos leitos, número atípico na baixa temporada.
Além de fomentar a economia do município, ainda abalada devido à crise econômica e a queda na arrecadação por royalties, o festival é aclamado por movimentar o cenário cultural da região. “Acho que a região precisa de mais eventos como esse, pois incentivam a cultura e abrem espaço para a visibilidade de estilos musicais diversos”, aponta o estudante Pedro de Oliveira. Visitando o evento pela segunda vez, Pedro é fã de jazz e comemora o fato de ter contato com artistas que pouco visitam o interior do Rio de Janeiro.
Desde a sua criação, foram realizados mais de 550 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores, estimulando o interesse pela música de alta qualidade e criando oportunidades para o público conferir de perto alguns dos maiores nomes do jazz, blues e da música instrumental nacional e internacional.
Comentários