top of page

Mês de abril teve campanha de prevenção de acidentes de trabalho

  • Marcos Filho
  • 6 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Abril é o quarto mês do calendário gregoriano, conhecido internacionalmente por celebrar logo no seu primeiro dia a mentira: quando as brincadeiras de contar histórias falsas para depois contradizê-las ganham destaques. Contudo, o período composto de 30 dias não é só marcado por apenas brincadeiras, mas, também, por uma importante campanha que visa chamar atenção para as prevenções de acidentes no trabalho.

Foto: Abakumada/Pixabay

Conforme pesquisas publicadas pela Agência Brasil, um acidente de trabalho ocorre a cada 48 segundos e, aproximadamente, a cada quatro horas uma pessoa morre na mesma circunstância no país: "Em 2017, foram concedidos 196.754 benefícios a empregados afastados do trabalho por mais de 15 dias, em decorrência de problemas de saúde provocados por suas atividades. A média, conforme o INSS, foi de 539 afastamentos por dia". Ainda de acordo com a Agência e com os dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), "uma pessoa morre em razão de acidente de trabalho a cada 3 horas e 38 minutos. Somente nos primeiros três meses de 2018, 585 pessoas morreram por causas relacionadas à atividade laboral. Nesse período, foram registrados mais de 150 mil casos, em documentos denominados comunicações de acidentes de trabalho (CATs)".

O principal objetivo do programa é salientar a importância e mobilizar a população para as prevenções. Segundo um profissional da área petrolífera que preferiu não ser identificado, a segurança busca orientar os profissionais envolvidos no trabalho acerca dos possíveis riscos que possam estar envolvidos antes, durante e após a execução do trabalho, além, de inspecionar os equipamentos que serão utilizados pelos trabalhadores.

Ao ser questionado sobre os acidentes mais comuns e como devem ser evitados, o profissional afirma que "o trabalhador deverá seguir as regras básicas de segurança, usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados: capacete, óculos de proteção, protetor de ouvidos, luvas, botas e macacão, por exemplo. De acordo com cada tipo de trabalho e seguindo as orientações do profissional de segurança".

Os profissionais de Segurança do Trabalho são fundamentais e obrigatórios nas empresas que possuem atividades consideradas altamente perigosas a fim de evitar ou diminuir as possibilidades de acidentes e doenças relacionadas à profissão. Para prevenções, ele informa que antes de iniciar o trabalho, o supervisor, encarregado ou líder da equipe reúne os trabalhadores para realizar um Diálogo Diário de Segurança (DDS) a fim de "debater os acidentes já ocorridos ou a respeito da operação a ser executada para que não haja durante o trabalho ou serviço nenhum tipo de desvio (fora do controle) ou acidente".

Outra atividade que busca solucionar ou evitar problemas é a Psicologia Organizacional, que estuda os fenômenos psicológicos presentes nas empresas. “A proteção à saúde e à segurança do trabalho é dever de todos, em especial diante de uma iminente reforma de previdência, pois o acidente de trabalho não afeta só o trabalhador”, alega o coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT, Leonardo Osório, na entrevista concedida ao portal do Ministério Público do Trabalho (MPT).

"Sim, é muito importante! É mais uma ferramenta para divulgar e reforçar as orientações e conhecimentos sobre a segurança do trabalho. É de grande importância para complementar assuntos sobre segurança do trabalho na prática", admite o trabalhador de plataforma petrolífera sobre o mês de abril dedicado a campanha de conscientização.


Comments


Quem Somos

A ENFOCA é um projeto realizado pelos alunos das disciplinas de Laboratório de Jornalismo 1, 2 e 3, da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora - Macaé/RJ. Sua missão é fazer da prática jornalística uma prestação de serviço ao interesse público em Macaé e região, através da checagem de fatos (fact-checking), da cobertura cotidiana e de grandes reportagens.

Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow

Entre em Contato

enfocachecagem@gmail.com

  • Facebook Long Shadow

© 2018 por ENFOCA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS E CHECAGEM DE FATOS.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page