Inova Jovem leva empreendedorismo para juventude negra de Macaé
- Alex Maia
- 24 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Promover o empreendedorismo entre jovens negros que vivem nas periferias do Brasil. Esse é o objetivo do Inova Jovem, programa do Governo Federal que está capacitando 2 mil jovens de todo o país que desejam abrir o próprio negócio

Em Macaé, a iniciativa ocorreu de 30/04 a 04/05, na Associação de Moradores da Barra de Macaé. Foram cinco dias de aulas presenciais, totalizando de 30 horas. No final, os participantes receberão o Plano de Negócios e a logomarca da sua empresa, além de um acompanhamento de consultores por três meses.
A iniciativa é uma resposta a uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em parceria com a UNESCO e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na qual mediu-se o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017. No estudo, foram identificadas as cidades em que os jovens, sobretudo negros, mais sofrem com a violência, não conseguem se manter na escola, nem ingressar no mercado de trabalho. Entre elas está Macaé.
Segundo Samantha Mitler, 29, psicóloga e Secretária Administrativa da Prefeitura Municipal de Macaé, “o projeto tende não só a auxiliar os jovens, como também, sanar as dúvidas de como montar um negócio, estratégias de marketing, quanto cobrar pelo produto ou serviço e como divulgar”.
Já Anna Luísa Lonenz, 40, assistente social que trabalha em Macaé há 17 anos, afirma que “muitos jovens negros não progridem, devido ao tráfico de drogas, dentre outras questões. O papel do projeto também é atingir a esses indiretamente e mostrá-los que podem sim ter seus sonhos”.
A ideia é que o empreendedorismo se mostre como uma alternativa para esses jovens que buscam emancipação financeira e geração de renda para ajudar a família. Dessa forma, espera-se reduzir a vulnerabilidade e contribuir para o desenvolvimento da economia local.
Comments