Grupos prioritários já podem se vacinar contra H1N1
- Maiara Maltez
- 2 de mai. de 2018
- 1 min de leitura
A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 já começou e a dose estará disponível em 31 unidades de saúde de Macaé até junho, para o grupo prioritário, que inclui: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas e doentes crônicos, com recomendação médica.

Foto: site prefeitura de Macaé
A gripe H1N1 é uma mutação do vírus da gripe, também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína. Segundo Rosângela Xavier, pediatra e infectologista, seus sintomas são “febre, comprometimento das vias aéreas superiores, como a rinorreia, dor de garganta, rouquidão e tosse”.
A médica explica que a faixa prioritária foi criada porque não há vacinas disponíveis para todos. Por isso, a prevenção é fundamental: “Higienização das narinas, lavar as mãos com frequência, utilizando o também o álcool em gel, uma alimentação mais saudável, evitando produtos industrializados, ajudam a manter uma boa imunidade, assim como beber muita água e se possível tomar vitamina C e D3, evitar locais aglomerados e fazer gargarejo com água morna e sal ou bicarbonato de sódio”.
댓글