Portador de doença rara, Cláudio Vieira esbanja fé e esperança em palestra
- Wellington Cabral
- 28 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Portador de uma doença rara chamada artrogripose múltipla congênita (AMC), Cláudio Vieira tem as pernas deformadas, os braços inutilizados e a coluna vertebral torcida, o que deixa sua cabeça voltada para trás. E sabe em que isso o atrapalha? Em nada! Autor do livro “O mundo está ao contrário”, Vieira se mostra bem humorado em todos os momentos.

Cláudio Vieira ao lado do Padre Gleison de Lima durante palestra na paróquia Santo Antônio. Foto: PASCOM/Santo Antônio
No último fim de semana, esse baiano de Monte Santo esteve em Macaé e contou como venceu os piores prognósticos - ele foi desenganado pelos médicos ao nascer - para viajar pelo o Brasil e pelo mundo falando da sua vida e fazendo palestras motivacionais.
A Enfoca o acompanhou em um de seus compromissos, na Paróquia Santo Antônio. “Não viemos ao mundo por acaso, viemos por um propósito”, começou Vieira, contando que ainda criança aprendeu a usar a boca para escrever. Hoje, aos 43 anos, tem no currículo um curso superior em Ciências Contábeis e experiências como professor da educação infantil.
Responsável por trazer Vieira a Macaé, o padre Gleison de Lima ,afirma que seu exemplo serve para vermos nossa vida de maneira singular. “Entramos num vazio existencial quando a vida não tem sentido e perdemos tudo. Pensamos em depressão e suicídio. Nós não sabemos lidar com meio termo, não sabemos lidar com a derrota, com o sofrimento e com as nossas deficiências. E ver o Cláudio, ouvir ele, é um exemplo de superação para cada um de nós, ver que vale a pena sim viver o meio termo e que nem tudo é vitória 100% e que a derrota nunca é a opção para nossa vida”, comentou o sacerdote.
Um dos orgulhos de Vieira é ter conhecido o Papa, agora Santo, João Paulo II, durante uma de suas viagens internacionais. Ele também celebra o fato de ter sido abençoado pelo Papa Francisco em 2013, aqui no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude.
“Procura no Youtube, está lá: Cláudio Vieira e Papa Francisco. Não podemos nunca desistir dos nossos sonhos porque tudo é possível”, diz ele com um enorme sorriso no rosto, diante da igreja lotada.
A universitária Ana Clara Silveira foi uma das pessoas que se emocionaram com sua história. “É inspirador, o que mais me toca é ele mostrar que reclamamos que temos problemas quando na verdade não temos, é isso, é inspirado”, afirma a jovem, que assistiu a palestra ao lado de sua família.
Depois de muitas fotos e autógrafos, Vieira tirou um tempo para poder falar especialmente com a Enfoca. “Para mim é um prazer enorme, é uma dádiva de Deus, pois eu não meço distância, eu não tenho isso de reclamar. Quanto mais eu tenho a oportunidade de sair de casa para falar da minha história de vida, dar meu testemunho, pra mim já é um grande presente… se de 100 pessoas eu conseguir pelo menos uma para inspirar e motivar, já está de bom tamanho”, afirma o escritor, que ainda fez uma palestra para crianças na escola pública Maria Isabel antes de voltar para casa.
Ao ser questionado sobre o que é preciso para que o mundo não fique ao contrário, já que esse é o título de seu livro, ele é categórico: “Nascemos com poder, cada um tem poder de decisão, nascemos com livre arbítrio. Temos esse poder de decisão para qual caminho ir, é preciso ter fé para seguir o que é melhor.”
Comentários