top of page

Conexão Macaé-Toronto

  • Rodrigo Jardim
  • 22 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Vim estudar inglês no Canadá, em Toronto, no alto dos meus 28 anos, e pude perceber uma diferença enorme em relação ao nosso Brasil. Não falo somente da questão cultural, método de ensino, sociedade ou ética, é muito mais que isso. É questão de princípios e costumes.

Foto: Rodrigo Jardim

Toronto é uma cidade multicultural e segundo uma pesquisa do Census 2016, 46% de sua população é composta de imigrantes de todo o mundo. Mesmo com essa quantidade enorme de estrangeiros, a cidade não perdeu a essência canadense, pelo contrário, no melhor estilo “minha casa, minhas regras”, os canadenses vêm espalhando seus princípios para quem chega à cidade. Os imigrantes dão um toque especial, chegam para somar.

Porém, nem tudo são flores, claro. Visitei outras cidades aqui no Canadá, como: Quebec, Montreal, Ottawa, Calgary, Banff e em todas conversei com imigrantes e canadenses para ter um panorama sobre o sistema de ensino local. Um casal de amigos que mora em Montreal e tem um filho me disse, em uma conversa, que, em questão de método de ensino escolar básico privado, na parte prática, o Brasil é melhor. Os mesmos disseram que as crianças canadenses não são preparadas para a vida, diferente das crianças brasileiras, que aprendem coisas relacionadas ao cotidiano.

Aliás, os canadenses recebem um ensino bem básico, de questões lógicas, mais voltadas para brincadeiras visando à integração de todas as crianças. Já no ensino básico público, o Canadá é, atualmente, o terceiro melhor país do mundo, a estrutura oferecida para as crianças é muito boa, diferentemente do Brasil, que ocupa a 34ª posição no ranking de educação mundial. Uma opinião de quem vivenciou essa situação nos dois países e pode falar muito bem.

Por outro lado, em uma conversa com meu professor de inglês, canadense, ele disse a seguinte frase: “no Canadá, você só começa a aprender, de verdade, quando entra na Universidade”. Isso vai ao encontro do relato do casal de amigos anteriormente. Claro que se for feita uma comparação entre Universidades, o método de ensino pode ser diferente, as questões econômicas dos países podem pesar, mas o Canadá, no todo, é uma superpotência da educação.

Dito isto, depois de ficar por três meses nesse país conhecendo de perto o que os canadenses pensam sobre os assuntos relacionados ao país e também a visão dos imigrantes, pude fazer uma comparação. Sabemos a dificuldade que nós, brasileiros, temos em nossa educação, mas ainda assim, vejo algumas vantagens nossas em cima dos maple leafs. Como a atenção que damos às crianças (mesmo sendo no ensino privado) em prepará-las para a vida, em como eles podem colaborar em questões relacionadas ao nosso dia a dia.

Claro que a vantagem canadense ainda é enorme sobre o Brasil. Falo isso não por causa do método de ensino, mas sim tudo que cerceia essa questão: costumes, educação, princípios, ética, economia, política, tudo que vivenciei de perto. A disparidade é enorme e não à toa que são um dos melhores países em qualidade de vida.


Comments


Quem Somos

A ENFOCA é um projeto realizado pelos alunos das disciplinas de Laboratório de Jornalismo 1, 2 e 3, da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora - Macaé/RJ. Sua missão é fazer da prática jornalística uma prestação de serviço ao interesse público em Macaé e região, através da checagem de fatos (fact-checking), da cobertura cotidiana e de grandes reportagens.

Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow

Entre em Contato

enfocachecagem@gmail.com

  • Facebook Long Shadow

© 2018 por ENFOCA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS E CHECAGEM DE FATOS.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page