top of page

Solar dos Mellos divulga agenda para 2018

  • Marcos Filho
  • 1 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

O Solar dos Mellos, que conta com um rico acervo composto por impressos, manuscritos, fotografias e material audiovisual, acaba de reiniciar suas atividades após o período de férias.

Foto: Marcos Filho

Para este ano, a agenda cultural do museu busca oferecer projetos novos e já conhecidos. São eles: Visitas Guiadas, que promovem a integração com as escolas; Lugares de Memórias, que tem como objetivo incentivar a transmissão dos valores culturais locais através de um tour pelos centros históricos; Macaé em Fontes Primárias, que busca valorizar e divulgar documentos recebidos em primeira mão, coordenado pela professora e historiadora Maria da Conceição Vilela Franco junto com a arquivista Juliana Alvim; Professor Investigador, que consiste em encontros anuais com os professores da rede, para fomentar o trabalho com a história regional em sala de aula, entre outros.

"O Solar dos Mellos durante um bom tempo foi Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico, criada para cuidar e zelar dos patrimônios históricos de nosso município. E nós recebemos uma doação de documentos muito grande. Até um banco de dados foi criado para mais tarde, no futuro, disponibilizar pesquisas online. E tantas informações foram descobertas nessa documentação, que a equipe do Solar dos Mellos viu o potencial de dividir essas informações de fontes primárias com os professores, e esses professores levarem a história de Macaé tiradas dessas fontes para as salas de aulas com os alunos. Então nasce um trabalho que é processual em cima desses documentos com o projeto Macaé em Fontes Primárias", explica o historiador e paleógrafo Bruno Rodrigues sobre o início de um dos projetos.

"Eles acontecem toda semana. Alguns há um bom tempo. Somos uma grande equipe. Eu, por exemplo, cuido da parte histórica, guio os grupos, apresento os lugares e as histórias da cidade através desse roteiro que traçamos", conclui Rodrigues.

O Solar também conta com o Centro de Memória Antônio Alvarez Parada e o Auditório Presidente Washington Luiz, com 30 lugares. O acervo possui cerca de dois mil livros. Entre as coleções doadas por macaenses, estão exemplares de alguns dos principais jornais: O Rebate, O Debate, a Gazeta de Macaé, e a Voz da Cidade.

Para facilitar as pesquisas, os exemplares doados, quando recebidos, são higienizados, catalogados e digitalizados, tornando o acesso mais fácil e rápido. "Existe uma comissão avaliadora, formada por especialistas, para saber se os documentos oferecidos têm valor histórico para o museu e se encaixam nos objetivos para o acervo", afirma Rodrigues.

O historiador e paleógrafo Bruno Rodrigues demonstra o acervo do Solar dos Melos. Foto: Marcos Filho

Atração turística

Recentemente, Macaé foi incluída na categoria A do Mapa do Turismo Nacional, um programa que busca identificar e destacar municípios que veem no turismo grandes oportunidades para desenvolvimento em diversos setores.

Partindo desta premissa, a equipe do Solar dos Mellos tem procurado torná-lo cada vez mais acessível, oferecendo projetos e eventos de âmbito histórico-cultural. "O museu é referência de fontes históricas, documentais, de lugar de pesquisa em Macaé, então, o museu entra na participação desse potencial turístico da cidade com esse projeto 'Lugares de Memórias', onde, no último domingo de cada mês, nós abrimos as portas pra levar as pessoas, os turistas, a fazer um tour por alguns lugares históricos e de memórias com três roteiros: visita ao Parque Municipal Fazenda Atalaia, a Fazenda Aires, e o terceiro urbano com o Solar dos Mellos, antiga Câmara Municipal, Rua da Praia, Mercado de Peixes, Forte Marechal Hermes e Igreja de Sant´Anna", explica Rodrigues.

O historiador afirma que a divulgação do Museu é de grande importância para o município: "Eu acho que o Solar dos Mellos sendo o Museu da cidade de Macaé, ainda é pouco conhecido, tanto pelas pessoas que moram aqui quanto pelas que vêm de fora. Acredito que quanto mais divulgações acontecerem sobre os projetos daqui, mais pessoas vão ter a chance de conhecer todo o potencial histórico, cultural e turístico de Macaé, através dos projetos do Solar dos Mellos”, conclui.

Foto: Marcos Filho

Serviço

Museu Solar dos Mellos

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábado, das 9h às 13h Endereço: Rua Conde de Araruama, 248, Centro, Macaé. Telefone: (22) 2759-5049 E-mail: museumacae@yahoo.com.br


Commenti


Quem Somos

A ENFOCA é um projeto realizado pelos alunos das disciplinas de Laboratório de Jornalismo 1, 2 e 3, da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora - Macaé/RJ. Sua missão é fazer da prática jornalística uma prestação de serviço ao interesse público em Macaé e região, através da checagem de fatos (fact-checking), da cobertura cotidiana e de grandes reportagens.

Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow

Entre em Contato

enfocachecagem@gmail.com

  • Facebook Long Shadow

© 2018 por ENFOCA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS E CHECAGEM DE FATOS.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page