LDO de Macaé: uma experiência de checagem
- Alex Maia
- 18 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Ao ingressar na disciplina Laboratório de Jornalismo l, foi possível perceber o quão difícil seria apurar uma informação política e econômica dita por figuras públicas, pois é um trabalho árduo buscar a veracidade numa afirmação, visto que dependemos de respostas de várias fontes até saber qual a mais confiável e exata e nem sempre obtemos retorno.
A primeira afirmação dizia respeito à aprovação da LDO em Macaé. Na seção de aprovação, o vereador Luiz Fernando Pessanha (PT do B) diz que, "Não havia ilegalidade, elas tiveram parecer contrário apenas porque foram feitas por vereadores da oposição", ou seja, o fato "checável" era descobrir se houve ilegalidade e o motivo.
Para isso, além de tentar consultar a legislação pertinente, busquei por possíveis fontes que pudessem me auxiliar. Vi como primeira fonte a jornalista Adriana Corrêa, que publicou a afirmação no site da Câmara dos Deputados, no dia, 30/08/2017, às 16:49.
Ao entrar em contato, apesar de solícita, ela mostrou que não seria a melhor fonte para a conclusão da apuração, porém, deu outras opções como entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara ou diretamente com o vereador Marcel Silvano, que esteve presente na sessão. Entretanto, essas opções não solucionaram meu objetivo.
No decorrer do processo, busquei outras fontes que fossem capazes de ao menos acelerar na busca, mesmo que não resolvessem. Todavia, as fontes encontradas também não foram suficientes, devido à falta de retorno dos receptores e por conta do longo prazo necessário para obtenção das respostas.
Apesar de ser trabalhoso checar os fatos, é prazeroso todo o processo de apuração, já que colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos ao longo do semestre.
Além disso, a disciplina nos ensinou que checáveis são as informações que contém números/cifras/estatísticas/porcentagens, frases em que há comparações, dados históricos e assuntos que abordam a legalidade dos fatos. Já as opiniões, são tendências de futuro e conceitos amplos, como quesitos não checáveis.
Comments